Ação Street
3. COPO LAGOINHA E MONÓCULOS GIGANTES
COPO LAGOINHA
Com curadoria de Paulo Apgáua e Marcos Esteves, 20 artistas plásticos, arquitetos e designers fazem homenagem ao ícone do design brasileiro, o copo lagoinha, um verdadeiro patrimônio da cultura belo-horizontina. Obras conceituais valorizam o design modernista e distribuem o tema da mostra em 5 pontos estratégicos da cidade.
Presente da boemia dos bares, até a gastronomia, seja trazendo café quente, bebida gelada ou nossa tão amada “cachacinha”, a proposta foi trazer diferentes olhares e estéticas para esse objeto que é um símbolo tão forte para os mineiros. Criado em 1947 pela Nadir, o então copo Americano ganhou este nome por ser produzido, ainda que em São Paulo, por máquinas de origem norte-americana. Icônico, o copo chegou a representar o design brasileiro no Museu de Arte Moderna de Nova York.
O nome Lagoinha já é oficialmente reconhecido pela fabricante, após petição popular, em referência ao bairro boêmio de mesmo nome onde, na década de 40, o copo foi apresentado e vendido à clientela dos bares, pela primeira vez, em Belo Horizonte.
MONÓCULOS GIGANTES
Compondo o Street, nossos monóculos gigantes feitos em aço Gerdau e produzidos pela Accero, sucesso em 2020 e 2021, estão de volta em 2022! Com a frase “Quando o eterno se torna moderno”, cada monóculo recebeu, por dentro, uma foto estática de um ambiente desta edição.
DIAMOND MALL
GALERIA MURILO CASTRO
MM GERDAU
MERCADO NOVO
CONFIRA OS VÍDEOS




Artista Âmar Souki
Filósofo, fotógrafo e artista plástico, expõe fotografias que contam histórias do Sertão Mineiro

Artista Bruno Duque
Artista multimídia, idealizador e coordenador do “Coletivo Diametral”

Artista Carlos Vergara
A tela apresentada é como uma dança que leva meses a fio. Um gesto, uma resposta.

Artista Delson Uchôa
Obras em grandes dimensões, em diálogo com a arquitetura clássica, no Tropicalia Brasiliana, de Manoela Beneti

Artista Guilherme Gafi
Exposição no Imprevisível, de Alexandre Bianco, com obras que reinterpretam a pintura a partir do viés urbano

Artista Heder Perdigão
Exposição no Quarto de Memórias, de Rodrigo Aguiar, com obras abstratas que exploram tons neutros, intuição e liberdade do traço

Artista Karin Folie
Exposição na Galeria Modernos Eternos, com pinturas de grande formato que exploram cores e a expressividade da figura humana.

Artista Leonardo Vanetti
Ao herdar uma fazenda centenária, o engenheiro Leonardo Vanetti encantou-se pelos matizes dos diversos tipos de madeira.

Artista Leopoldo Martins
Leopoldo Martins nasceu em Belo Horizonte/MG em 1961. Na infância, nas horas livres, gostava de desenhar e brincar com argila.

Artista Letícia Moretzsohn
Letícia Moretzsohn é engenheira civil. Formada pela PUC Minas, acostumou-se ao trabalho nos canteiros de obras, na empresa de projetos estruturais que fundou e dirigiu

Artista Rita Lessa
Uma exposição no Ateliê da Artista, de Ana Machado e Paula Salum, que expande a arte para além da tela

Artista Samuel Mendes
Fotógrafo e designer gráfico, sua obra explora a fotografia como narrativa e experimentação visual

Movimento Mascararte – Marcos Esteves e Paulo Apgáua
Nasceu no início da pandemia, em 2020, com o uso de máscaras de proteção.


































